Há três motivos principais para que uma atualização cause mensagens de erro.
1. O espaço privado funciona perfeitamente, sem erros. Apenas o site público está a funcionar mal. Isto é normal... Com efeito, algumas “funções” do SPIP foram modificadas (senão não haveria atualização); ao mesmo tempo, as páginas do site público são armazenadas em cache durante um certo tempo. No momento da atualização, pode acontecer que as páginas do site público (calculadas antes da atualização) utilizem funções cujo funcionamento foi alterado.
A solução mais simples: limpar cache. Aceda à página “Manutenção” e clique na opção “Esvaziar o cache”.
2. Recuperou a última versão beta-x24, escondida no nosso servidor, para ver como é.
Se não tem conhecimentos de PHP/MySQL, esta é uma péssima ideia. As versões beta são versões em desenvolvimento, não concluídas. Algumas vezes e com muita sorte, são relativamente estáveis; outros vezes, contêm pedaços de funções que não estão finalizadas e, acima de tudo, não depuradas.
Dois cenários:
- fez um backup da sua base de dados (página “Manutenção / Criar uma cópia de segurança da base de dados”) antes da infeliz atualização; neste caso, ainda nesta página, apague completamente a base de dados (botão “Limpar tudo”). Reinstale a versão anterior do SPIP (importante: a versão com que fez o backup), e reinstale o site a partir do seu backup;
- não tem backup da sua base de dados... erro grave. Se não é um faz-tudo, o melhor a fazer é esperar alguns dias pela próxima versão beta, esperando que seja mais estável (geralmente, as versões beta não permanecem completamente instáveis durante muito tempo; há sempre um momento em que, grosso modo, funcionam: mas muitas vezes a interface não é terrível...).
3. Após atualizar o SPIP, quis reinstalar o backup da sua base de dados feito antes da atualização. Perguntamo-nos por que razão tantas pessoas têm esta ideia maluca...
Dedicamos uma página específica a explicar como realizar “corretamente” uma atualização.
Quando o SPIP muda de versão, é comum que, para instalar novas funcionalidades e melhorar o funcionamento do sistema, modifiquemos a estrutura da base de dados, ou seja, a forma como a informação do seu site é guardada. Querer reinstalar um backup antigo numa nova versão do SPIP é como tentar passar quadrados por buracos triangulares.
A única solução “limpa” para corrigir isto: vá à página “Manutenção / Restaurar a base” e apague a base de dados (“Limpar tudo”). Instale a versão antiga do SPIP (todas as versões estão acessíveis nos arquivos) e restaure a base de dados a partir do seu backup. Feito isto, poderá instalar a nova versão do SPIP, o próprio sistema fará as modificações necessárias na estrutura do seu site.