Utilizar o spip_loader

O «spip_loader» é um script que permite instalar ou atualizar o seu site SPIP automaticamente, sem ter ter que transferir a totalidade dos arquivos por FTP

Versão atual do spip_loader: 6.1.7

Utilizar o spip_loader para instalar automaticamente o SPIP

O spip_loader requer, no mínimo, PHP 5.6

  1. Verifique a compatibilidade PHP do seu serviço de hospedagem consultando a seguinte tabela: Versões mantidas
  2. Baixe o script
  3. Transfira o arquivo via sFTP para o diretório onde você quer instalar o SPIP (em geral, na raiz do seu servidor).
    Atenção: O script está comprimido; se você usar o protocolo FTP, configure o seu programa de FTP em modo binário para esta transferência [1].
  4. Acessar o script pelo seu navegador, https://www.meusite.tld/spip_loader.php
  5. O script verifica se o seu serviço de hospedagem é compatível. Se sim, ele lista todas as versões que você poderá instalar sugerindo por padrão a última versão estável.
  6. Escolha a sua versão e dispare a instalação automática

Deixar o script online
Uma vez o SPIP instalado, você pode deixar o script spip_loader.php no servidor com toda a segurança. Apenas os administradores autorizados e autenticados o poderão acessar. A vantagem é que, em caso de alerta, você pode atualizar seu SPIP muito facilmente.

Explicações detalhadas
O spip_loader detecta as novas versões relevantes e possibilita a atualização sem que se precise passar por uma transferência via FTP.

  • um dropdown permite escolher a versão a instalar
  • se nenhum SPIP está instalado:
    • o dropdown terá a última versão estável selecionada
  • se há um SPIP já instalado:
    • o dropdown estará posicionado por padrão na versão mais recente do mesmo ramoque o site (sse ele ainda estiver referenciado).
    • os arquivos obsoletos após a atualização (ou seja, os que foram aposentados entre a versão atual do site e a versão instalada) são arquivados num diretório fichiers_obsoletes_{date} onde date é substituída pela data e hora do dia. Isto é realizado apenas nos diretórios: ecrire, prive, squelettes-dist et plugins-dist (e no antigo diretório extensions).
    • adicionalmente ao ponto anterior, se tiverem sido adicionados plugins no diretório plugins-dist/ (que não pertençam ao Zip fornecido pelo SPIP), eles serão também transferidos para o diretório dos arquivos obsoletos, a menos que eles contenham um arquivo .spip_loader_keep.
  • é possível usar um arquivo de configuração para gerenciar as definições e conservá-los de uma atualização para outra com o spip_loader_config.php

A partir da versão v5.2.0, o spip_loader.php é um script compilado em formato binário phar compimido, que inclui igualmente as traduções. Se você precisar usar as definições, será necessário criar um arquivo de configuração spip_loader_config.php

A partir da versão 6.0.0, as constantes de personalização estão obsoletas. O arquivo de configuração spip_loader_config.php deve retornar uma tabela, como ilustrado no exemplo mais abaixo.

Utilizar o spip_loader para fazer uma atualização

Para atualizar um SPIP, efetue o mesmo procedimento:

  1. Antes de chamar o script, será necessário se identificar previamente na área restrita do SPIP
  2. Gravar o script no servidor, se ele não estiver presente
  3. Chamar o script a partir do seu navegador, https://www.meusite.tld/spip_loader.php
  4. Escolher a versão que deseja instalar
  5. Disparar o procedimento automático de instalação

Personalizar os autores autorizados a realizar uma atualização

Por padrão, apenas o autor n°1 pode realizar esta atualização.

Se você quiser autorizar outros autores, será necessário criar um arquivo de configuração spip_loader_config.php (na raiz) que será incluído automaticamente. Desse modo, os seus parâmetros serão preservados durante uma atualização do spip_loader.

Exemplo de arquivo spip_loader_config.php:

<?php

return [
   'authorized.users' => [5, 6, 8],
];

Erros frequentemente encontrados

Erro encontradoSolução
SHA512 signature could not be verified: broken signature.. O spip_loader.php não foi transferido corretamentepara o seu servidor: é necessário transferir o arquivo em modo Binário pelo seu programa de FTP. Ver #Utilizar-o-spip_loader-para-instal...
403 - File Access Denied Normalmente há uma barra / após monsite/spip_loader.php herdada de utilikzações anteriores. Basta excluir essa barra para eliminar o erro e permitir que o spip_loader.php faça o seu trabalho.
Em alguns casos renitentes é preciso excluir o histórico da página no navegador
Error 403 You are not authorized to view this page (install&action impossibles) Certifique-se que o mod_rewrite esteja ativo.
GuzzleHttp requires cURL, the allow_url_fopen ini setting, or a custom HTTP handler. O seu servidor não permite transferências de arquivos externos. É preciso alterar o seu php.inicom a instrução allow_url_fopen = On
Deprecated: Usage of ’_SPIP_LOADER_UPDATE_AUTEURS’ Altere como indicado no arquivo spip_loader_config.php situado na raiz do seu site.

Que fazer em caso de insucesso?

O spip_loader pode falhar ao carregar arquivos. Em geral, trata-se de problemas de autorizações no servidor ou da configuração do PHP. Neste caso, será necessário instalar o seu SPIP

  • quer transferindo os arquivo manualmente por FTP
  • quer usando GIT (usuários experientes)

Notas técnicas

Os códigos-fonte e o espaço de desenvolvimento do spip_loader:
https://git.spip.net/spip-contrib-o...

Autor Ricardo Porto Publié le :

Traductions : English, français, Nederlands, Português, українська