FAQ do administrador do SPIP

Iniciar

1. Tenho a impressão de que não tenho acesso a todas as funcionalidades a partir da interface. No entanto, sou eu o administrador.

Verifique se se encontra em modo de interface completa. A informação é visível na barra de ferramentas no alto de cada página do espaço privado. No modo de interface simplificada, muitas funcionalidades são omitidas a fim de tornar a utilização mais simples para os principiantes.

Suprimir elementos

1. Como suprimir um artigo?

Não é possível suprimir directamente um artigo, mas podemos colocá-lo «no lixo» no menu de selecção do estatuto do artigo. Os artigos no lixo são apagados automaticamente após 24 horas; isto permite-lhe um tempo de recuperação, caso apague algo por engano.

2. Como suprimir uma breve?

Do mesmo modo que para os artigos (ver acima), não é possível eliminar directamente uma breve; mas as breves recusadas são apagadas automaticamente no fim do mesmo prazo (24 horas).

3. Como suprimir uma rubrica?

Para poder ser suprimida, uma rubrica deve estar vazia (i. e. não conter qualquer artigo - excepto no lixo - ou sub-rubrica). Caso esta condição se verifique, a rubrica pode ser suprimida partindo da raiz do sítio e clicando sobre o ícone da rubrica. Se esta estiver vazia de conteúdo (qualquer sub-rubrica ou artigo), terá no final da página um ícone chamado Suprimir esta rubrica . Clicando sobre ele, apagará definitivamente a rubrica.

Os diferentes tipos de navegação

1. Qual é o interesse das palavras-chave?

Na maior parte dos sítios, a navegação mais evidente será a que for imposta pelas rubricas: navega-se no sítio tendo como orientação a classificação arborescente proporcionada pelas rubricas.

As palavras-chave permitem ter um outro nível de navegação, transversal e independente. Cada artigo pode ser associado a várias palavras-chave. Assim, no sítio público, podemos mostrar a lista das palavras-chave associadas a um artigo; e também a lista dos outros artigos associados a cada uma destas palavras. A navegação definida não descreve uma árvore, é muito mais solta, horizontal, e permite uma deslocação entre elementos relacionados.

Para resumir as diferenças funcionais:

-  cada artigo faz parte de uma rubrica, e apenas uma;
-  as rubricas podem ser [imbricadas] ilimitadamente (sub-rubricas, etc);
-  pode associar-se a cada artigo um número arbitrário (nenhuma, uma, várias) de palavras-chave, e cada palavra-chave pode estar associada a um número arbitrário (nenhum, um, vários) de artigos;
-  as palavras-chave não podem estar [imbricadas] umas nas outras.

Para um exemplo operacional da utilização das palavras-chave, pode-se consultar o sítio do Monde diplomatique. Ali, as rubricas definem a classificação rígida do sítio (dossier, caderno, cartas, arquivos classificados por data...). As palavras-chave permitem ligar os artigos que tratam de um mesmo tema; estão agrupados em dois temas, «assuntos» e «países».

2. Não compreendo a diferença entre palavras-chave e motor de busca. São a mesma coisa?

As palavras-chave e o motor de busca são duas coisas fundamentalmente diferentes no SPIP (aliás, pode-se desactivar o motor de busca mantendo as palavras-chave, e vice-versa).

Com as palavras-chave, são os administradores do sítio que definem as relações entre os artigos através da ligação de palavras-chave a estes artigos. Estas palavras-chave podem, depois, ser afixadas explicitamente no sítio público, tal como a lista dos artigos associados a cada uma delas; sem esta afixação têm pouca utilidade. Isto proporciona uma navegação entre artigos afins, independente das rubricas, mas sempre fixada pelos administradores.

O motor de busca efectua buscas a pedido do visitante sobre qualquer termo ou conjunto de termos. As palavras-chave são, claro, incluídas nos campos utilizados pela busca - mas ao mesmo nível que os diferentes campos dos artigos (introdução, texto, etc.). O motor de busca serve assim para localizar informações sem ter que passar pelas navegações (rubricas, palavras-chave) definidas pelos administradores, que não poderiam pensar em todos os termos susceptíveis de ser pesquisados num sítio.

Para informações mais técnicas sobre o motor de busca, ver o artigo a ele consagrado no guia do webmaster do SPIP. (ainda não está disponível a tradução portuguesa)

3. As palavras-chave podem tornar o meu sítio mais lento?

Não.

4. O motor de busca pode tornar o meu sítio mais lento?

É possível.

Notas

[imbricadasdispostas de modo semelhante ao das telhas num telhado ou ao das escamas na maioria dos peixes;

Autor guidaq Publié le : Mis à jour : 18/11/12

Traductions : عربي, català, corsu, Deutsch, English, Español, فارسى, français, italiano, Nederlands, Português, slovenčina, Türkçe, українська