O formato XML/RSS foi concebido para «exportar» a lista das matérias mais recentes publicadas por um site web. Desse modo, diferentes ferramentas podem automaticamente recuperar e exibir os títulos e descrições das últimas atualizações de um site.
O uso principal desse formato é a sindicação de conteúdo: um site exibe (automaticamente) as últimas atualizações de outro site. Chama-se a este processo sindicação de conteúdo. O SPIP, como a maioria das ferramentas de gestão de conteúdo (CMS), permite exibir facilmente as informações publicadas em outros sites (com a funcionalidade «Referenciar/sindicar um site Web»).
Uma utilização mais recente desse formato consiste em permitir aos utilizadores da internet de «assinarem» um site, recuperando automaticamente e regularmente a lista das atualizações mais recentes do site. Ao se usar um software específico (um newsreader), o utilizador não precisa mais visitar todos os sites que lhe interessam para ver se houve alguma atualização: o software indica diretamente quais são as novidades dos diferentes sites de que é «assinante». Esta autilização é particularmente útil para acompanhar a atividade de vários sites simultaneamente.
O SPIP cria automaticamente os diferentes ficheiros em formatoXML/RSS que permitem a outro site sindicar o conteúdo do seu próprio site, e/ou aos visitantes de «assinarem» com um newsreader. Estes ficheiros são chamados de ficheiros «backend».
«Assinar» um site Web
Para aproveitar da sindicação de conteúdos e trazer a informação até si, o utilizador deve usar um software específico chamado «newsreader», «leitor de news» ou «agregador de informação». Existem vários:
- as extensões que se instalam num navegador Web (Firefox ou Chrome, por exemplo); assim, as funções de newsreader ficam integradas diretamente à interface do navegador Web habitual, o funcionamento é bem simplificado (frequentemente ligado à gestão dos marcadores - bookmarks - do navegador);
- os programas independentes, não ligados a um navegador Web.
A solução mais simples consiste em instalar uma extensão no seu navegador Web. Podem ser encontradas várias extensões deste tipo para o excelente Mozilla Firefox (habitualmente sob a menção «News»).
Ver também:
A sindicação de conteúdos